News in Levels
-
Síndrome de Down (SD): o que muda no tratamento Ortodôntico ?:
A trissomia do cromossomo 21 têm a prevalência 1:700, a inserção educacional e o tratamento por equipes multidisciplinares vem mudando, pra melhor, consideravelmente nas últimas décadas, a ponto de elevar a espectativa de vida de 30 a 40 para 60 a 70 anos atualmente. O esforço e dedicação de parentes de pacientes de SD, associado a melhores mecanismos de assistência educacional e tratametos médicos tem alcançado um nível de inserção social na família, na escola e nos esportes impensável a alguns anos atrás.
Na Ortodontia, sabemos que estes pacientes possuem maior prevalência de maloclusões e que estas alteram a fala, mastigação e estética, com associações psicológicas devido a estes fatores.
As alterações mais comumentes encontradas são:
-
Apinhamento antero-superior e inferior (dentes uns sobre os outros) (81%)
-
Hipoplasia da maxila, originando maloclusão tipo classe II de Angle (54%).
-
Hipoplasia transversa da maxila, originando mordida cruzada posterior.
-
Falta de dentes congênita (20x mais frequente).
-
Dentes com tamanho modificado.
-
Dentes impactados (10x mais frequente os caninos impactados).
-
Língua maior e projetada, devido `a hipoplasia muscular característica.
Estas características norteiam tratamentos em 2 fases, com uma intervenção precoce antes do surto de crescimento, tratamento multidisciplinar, a utilização de ferramentas específicas como escaneamento intra-oral em substituição `as moldagens, dentre outros procedimentos.
Assim, o conhecimento das alterações específicas e frequentes permite o uso de ferramentas próprias, no momento certo e o alcance de resultados melhores, com maior eficácia. Fornecendo melhor qualidade de vida a estes indivíduos.
(Angle Orthodontist, 2006 / Angle Orthodontist, 2014)
-
Quais alimentos mancham mais o aparelho Ortodôntico ?
Importante entender que os elementos mais propícios ao manchamento no aparelho Ortodôntico são o elásticos que envolvem os bráquetes, os elásticos em cadeia e os alinhadores ortodônticos, portanto os polímeros. O bráquete cerâmico e a superfície dentária possuem resistência aumentada ao manchamento por estes alimentos. Assim, a troca dos elásticos/alinhadores pode solucionar o comprometimento estético.
Alguns estudos testaram diversos alimentos em sua capacidade de descolorir e manchar os aparelhos Ortodônticos. A dinâmica dos testes consiste em avaliar a cor da estrututra através espectofotômetros, colorímetros e até câmeras digitais, em seguida, submeter ao contato controlado com bebidas e comidas e com potencial de manchamento e medir novamente a cor da estrutura após o procedimento.
Dentre as substâncias estudadas, chá preto, café, vinho tinto e cúrcuma (curry) estão, nesta ordem, listados com maior capacidade de manchamento. Açaí, Ketchup/molho de tomate e coca-cola® apresentam capacidade mediana de pigmentação. Como a estética do tratamento Ortodôntico é, em grande parte, uma demanda de pacientes adultos e café, chá preto e vinho são bebidas muito utilizadas por estes. É importante que os pacientes tenham esse conhecimento.
The Open Dentistry Journal, 2016 / Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1992 / J Appl Oral Sci, 2012.
-
A Estética do sorriso tem influência em conseguir um emprego ?
A resposta é SIM. Sabemos que existe uma relação importante entre a aparência física e a atração social. Em um estudo científico publicado no American Journal of Orthodontics. Profissionais, graduados em administração e com pós-graduação em recursos humanos, responsáveis por entrevistas de emprego de companhias relacionadas a vendas de produtos pessoais como roupas, calçados e produtos de higiêne pessoal avaliaram fotografias de 10 pacientes sorrindo com a estética do sorriso plena ou outras modificadas por diferentes maloclusões. Dentre as características avaliadas estavam inteligência, honestidade, eficiência no trabalho e possibilidade de serem empregados. Após analises estatísticas, as pessoas com a estética do sorriso plena tiveram avaliações maiores para inteligência e a possibilidade de serem empregados. Assim, o tratamento Ortodôntico modifica a maneira como as pessoas lhe vêem, transmitindo a impressão de maior inteligência e fornecendo maior probabilidade de obter emprego.
(Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2014).